Universidade Federal de Sergipe
Research Study Abstract
- Home /
- Research Database /
- Research Study Abstract
CONCORDÂNCIA ENTRE DIFERENTES DIAS DE AVALIAÇÃO PARA A ESTIMATIVA DA ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES
- Presented on Oct 5, 2018
INTRODUÇÃO: A avaliação objetiva do nível de atividade física em escolares é necessária para o diagnóstico e direcionamento de estratégias de promoção da saúde na escola. Todavia, barreiras operacionais, como a quantidade de aparelhos disponíveis e os longos períodos de avaliação, podem comprometer ou limitar a exequibilidade de investigações científicas.
OBJETIVO: Comparar e verificar a concordância entre indicadores objetivos de atividade física no período escolar, de acordo com a quantidade de dias de avaliação.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foram avaliadas 53 crianças (28 do sexo masculino) do 2º ano do Ensino Fundamental (7,8 ± 0,6 anos), de uma escola municipal de Aracaju-SE. A avaliação das diferentes intensidades de atividade física foi realizada pelo acelerômetro GT3X (Actigraph). O aparelho foi fixado no lado direito da cintura por uma cinta elástica, e foi utilizado por quatro dias, durante as quatro horas do período escolar (matutino). Os dados foram coletados considerando epochs de 1s e reduzidos através do software ActivLife v.6.8,1, utilizando os critérios de Choi (2011) para validação do tempo de uso e os pontos de corte de Evenson (2008) para categorização das intensidades (comportamento estacionário, atividade física leve, moderada e vigorosa). ANOVA para medidas repetidas seguida do post-hoc de Bonferroni foram utilizados para comparação entre as médias e identificação das diferenças (p < 0,05), respectivamente. A concordância entre os dias de avaliação foi testada por meio do coeficiente de correlação intraclasse e da plotagem de Bland-Altman.
RESULTADOS: O tempo médio diário de uso dos acelerômetros foi de 219 ± 13 min, sem diferença entre os dias (p > 0,05). Os principais resultados são apresentados na tabela 1 (entrar em contato com o autor: leite.lu@gmail.com)
CONCLUSÕES: Um dia de avaliação parece oferecer resultados representativos do comportamento estacionário da média de quatro dias avaliados. Para as demais intensidades (leve, moderada e vigorosa), dois dias parecem ser necessários para obtenção de resultados semelhantes à média de quatro dias de avaliação em escolares.
Author(s)
- Luciana Leite Silva Barboza 1
- Josefa Graziele Santos Santana 1
- Larissa Gandarela Soares De Farias Rios Neves 1
- Edilson Serpeloni Cyrino 2
- Luís Bettencourt Sardinha 3
- Danilo Rodrigues Pereira da Silva 1
Institution(s)
-
1
-
2 Universidade Estadual de Londrina
-
3 Universidade de Lisboa
Presented at
CELAFISCS 2018